O PICADEIRO
A NOSSA HISTÓRIA
Picadeiro D’ el Rey
É no Baluarte de Nossa Senhora das Brotas, padroeira dos equídeos, também denominado Baluarte do Trem, que se encontra o Picadeiro D´el Rey. A reconstrução data de 1996 e foi realizada ao abrigo do projeto de recuperação das Aldeias Históricas de Portugal. Deve o seu nome D’ el Rey à invocação dos diversos monarcas portugueses que passaram pelo castelo de Almeida, paredes meias com este edifício vocacionado para o lazer. O acesso ao Picadeiro é facilitado pela proximidade das Portas de Santo António, de grande devoção dos militares almeidenses, que desta forma transportavam o material necessário à defesa.
A grandiosa construção, de amplas dimensões e planta poligonal irregular, foi iniciada no século XVII e concluída na segunda década século XVIII. Era o Trem de Artilharia e Arsenal, estando integradas nas suas funções o armazenamento da artilharia, o fabrico de pólvora, a reparação das peças, o armazenamento de munições e apetrechos militares. Ainda subsistem, da obra primitiva, as manjedouras das mulas que transportavam as peças de artilharia, em caso de guerra, para as canhoeiras. As forjas e o quartel dos artilheiros desapareceram, nas sequências dos diversos bombardeamentos, ocorridos durante o século XIX.
O pátio central distribuiu as diversas áreas fundamentais à vivência do Trem e, atualmente, do Picadeiro, onde as cavalariças, casas de arrumos e outras dependências acomodam 21 cavalos – 17 baias e 4 boxes, dando nova vida às antigas pedras.
No exterior, a revalorização do espaço envolvente recriou um picadeiro descoberto e a área do volteio. Realça, no portão nobre, o escudo real (que é para ser pintado com os castelos e cores nacionais), denotando-se, num dos laterais, os vincos da antiga guarita, onde o sentinela controlava a entrada e saída dos militares.
No presente é um espaço dedicado à prática de equitação, desempenhando uma importante função turística, ao proporcionar passeios de charrette ou a cavalo pelo Centro Histórico de Almeida e respetivas muralhas, perspectivando novos sonhos e novos caminhos rumo ao Turismo Equestre.
O Picadeiro D’el Rey é um Centro Hípico Federado na Federação Equestre Portuguesa, o único com duas estrelas no Distrito da Guarda, sendo Responsável Técnico, Coronel Santos Correia.